Se você já perdeu um ou mais dentes, é bem provável que já deve ter ouvido falar ao menos uma vez sobre o implante dentário. Mas, será que ainda vale a pena fazer esse tratamento?
A resposta mais curta, e certeira, é sim! O implante dentário continua sendo a melhor alternativa em termos de estética e funcionalidade para você recuperar o seu sorriso do jeito que era antes. Isso independente da quantidade de dentes que você perdeu.
Uma das soluções mais conhecidas na odontologia, podemos dizer que o implante dentário é um substituto artificial da raiz do dente, cumprindo a mesma função de sustentar e fixar a coroa na boca – neste caso, as próteses. Eles podem ser utilizados tanto para substituir um único dente, como também para recuperar toda a arcada dentária de pacientes que sofreram com a perda dentária de forma generalizada.
É importante, neste caso, não confundir o implante com a prótese. Os implantes, na verdade, são pinos de titânio, que possuem uma estrutura que permite fixar as próteses na boca com o auxílio de parafuso ou, no caso do modelo overdenture, acoplar através de um encaixe.
O modelo mais comum de implante é feito de titânio. Mas, por quê? A explicação é bem simples: esse metal é extremamente compatível com o organismo humano, sendo utilizado inclusive para o tratamento de fraturas ósseas. Isso significa que as chances de rejeição com os implantes é muito menor.
O processo para a instalação do implante dentário é feito por etapas, para garantir o máximo de precisão, conforto e segurança para o paciente que deseja recuperar o seu sorriso com esse tratamento. A seguir, vamos comentar um pouco sobre cada passo – lembrando que todo esse processo pode ser feito em um só lugar aqui na OdontoArêas.
O primeiro passo para dar início ao tratamento com o implante dentário consiste na avaliação do caso pelo dentista. Aqui, vamos entender o que causou a perda dentária do paciente e analisar se há alguma doença pré-existente que possa comprometer o sucesso do tratamento.
Caso o paciente tenha sofrido a perda dentária por conta de hábitos ruins, como tabagismo ou má higiene bucal, também será importante que ele mude a sua rotina antes de fazer a instalação do implante dentário. Se isso não acontecer, todo o tratamento poderá ser comprometido
Também será avaliada a condição da estrutura óssea da boca do paciente. Isso porque, caso a pessoa tenha sofrido a reabsorção ou perda do osso alveolar (comum em quem usa próteses móveis há muito tempo ou sofreu periodontite) será necessário o enxerto ósseo para dar maior sustentação para os implantes (ou, dependendo do caso, poderão ser usados os implantes zigomáticos)
Aqui, daremos início aos procedimentos preparatórios para a instalação do implante dentário. Além de tratar qualquer doença pré-existente, será realizada uma cirurgia oral para preparar a boca para receber os implantes e as próteses dentárias.
Esse procedimento também pode ser feito aqui na OdontoArêas, para que todo o processo de instalação do implante dentário seja feito com conforto, sem comprometer a sua rotina com deslocamentos entre vários locais diferentes. Para saber mais sobre a cirurgia oral, basta clicar no link abaixo:
Depois de garantir que sua saúde bucal está de acordo com o necessário, e sua boca preparada para receber o implante dentário, partimos para a cirurgia de instalação. Este é um processo relativamente simples, onde vamos fazer um pequeno corte na gengiva e perfurar o osso para, então, fazer a instalação dos implantes dentários.
Aqui na OdontoArêas você também pode fazer o implante dentário sem cortes. Essa técnica traz muito mais segurança e conforto para o paciente, além de facilitar o processo de osseointegração e tornar o tratamento mais preciso. Vamos comentar mais sobre ela a seguir.
Após instalar o implante dentário, o paciente deverá esperar um tempo para que aconteça a cicatrização da gengiva e a osseointegração do pino de titânio. Depois que o implante estiver completamente integrado ao osso alveolar e a gengiva devidamente cicatrizada, partimos para a instalação da prótese dentária.
É um processo bem simples, onde vamos fixar a prótese nos implantes dentários com um parafuso. Este procedimento dura poucos minutos e o paciente já sai dessa consulta com o seu sorriso novo.
Não adianta ter um sorriso completo e bonito de novo se você não cuidar dele! Por isso, aqui na OdontoArêas, o nosso trabalho não acaba quando fazemos a instalação da prótese dentária.
Vamos continuar com o acompanhamento do seu caso para garantir que nada de errado aconteça com o seu implante dentário. Para isso, você deverá agendar consultas periódicas aqui com a gente, tanto para a limpeza profissional, quanto para outros procedimentos preventivos.
Esta parte é importante pois boa parte dos problemas de saúde que podem afetar o implante dentário são praticamente assintomáticos. Nestes casos, o diagnóstico precoce é fundamental para proteger a sua saúde e evitar que você perca o seu novo sorriso.
Tenha um sorriso mais saudável com o time de dentistas da OdontoArêas.
Quando falamos em implante dentário, existem diversas alternativas disponíveis para que você possa completar o seu sorriso e viver com qualidade novamente. E sabe qual a melhor parte? Todas elas estão disponíveis aqui na OdontoArêas.
Contudo, nem todos os modelos de implante dentário podem ser utilizados em todos os casos. Para facilitar, vamos comentar um pouco mais sobre as soluções disponíveis para você recuperar o seu sorriso.
Este é um dos modelos mais comuns de implante dentário. Ele é indicado para pacientes que perderam um ou poucos dentes em locais isolados na boca. Para este procedimento, utilizamos apenas um pino de titânio que terá uma prótese unitária parafusada sobre ele.
Aqui temos uma alternativa para pessoas que perderam muitos ou todos os dentes da boca. Neste caso, fazemos a instalação de seis a oito implantes dentários que vão fixar uma prótese protocolo – parecida com uma dentadura.
O implante dentário All-on-Four é um método revolucionário na área da implantodontia. Ele foi desenvolvido para pessoas que perderam todos os dentes recuperem o seu sorriso através de um procedimento mais rápido e assertivo.
Na técnica All-on-Four, utilizaremos apenas quatro implantes dentários, que vão dar todo o suporte necessário para fixar a prótese dentária na boca. Desta forma, é possível que você recupere o seu sorriso através de um procedimento minimamente invasivo e com melhor custo-benefício.
Esta é mais uma técnica inovadora e que traz conforto e segurança para os pacientes. No implante dentário sem corte, com a ajuda de uma tecnologia de altíssima precisão, conseguimos perfurar o osso alveolar sem a necessidade de abrir a gengiva.
Desta forma, o paciente terá uma recuperação mais rápida e com menos riscos de infecções ou hemorragias. Além disso, todo o processo de instalação do implante dentário se torna mais rápido e preciso.
Uma das queixas dos pacientes que fazem o implante dentário é o tempo de espera para a osseointegração dos pinos, que obriga a pessoa usar uma prótese provisória até que isso aconteça. Com a técnica da carga imediata, isso não será necessário!
Isso porque, a prótese dentária será fixada no mesmo dia em que o implante dentário for instalado. Contudo, para que o paciente possa fazer esse procedimento, ele precisa ter uma condição óssea adequada.
O implante dentário zigomático é uma alternativa para pessoas que sofreram com a reabsorção óssea ou possuem outras condições que tornam a região da instalação dos pinos mais fragilizada. Estes implantes têm um tamanho maior que os convencionais e são instalados no osso zigomático – conhecido popularmente como maçã do rosto.
Esta é uma solução para pessoas que já estão acostumadas com a praticidade diária que as próteses móveis oferecem. Ao invés de fixar a prótese dentária com parafusos, ela é acoplada no implante dentário com um encaixe que permite a sua remoção pelo próprio paciente. Isso significa que você pode tirar a prótese para dormir (se achar mais confortável) ou higienizar a boca com mais facilidade.
Nem todos os modelos de implante dentário podem ser usados por qualquer paciente. Cada uma dessas soluções possuem características próprias, que devem coincidir com as necessidades e condições físicas de cada paciente.
Por isso, para saber qual o melhor implante dentário para o seu caso, o melhor a se fazer é agendar uma avaliação com um implantodontista. Somente este profissional poderá analisar com precisão o seu quadro e traçar um plano de tratamento preciso para que você possa recuperar o seu sorriso da melhor maneira possível.
Também é importante destacar que nem todos os pacientes podem utilizar o implante dentário para recuperar o seu sorriso. Existem algumas condições clínicas que podem inviabilizar o processo ou até mesmo comprometer os resultados a médio e longo prazo. A seguir, montamos uma pequena lista com alguns casos nos quais os implantes não são indicados:
Se você não puder utilizar o implante dentário, não precisa se preocupar. Aqui na OdontoArêas você também encontra ótimas opções em próteses dentárias para completar o seu sorriso e elevar sua qualidade de vida. Para conhecê-las, basta clicar no link abaixo:
A OdontoArêas é uma clínica odontológica de alto padrão, localizada em Duque de Caxias, que possui uma equipe de dentistas especializados em tratamento com implante dentário. Aqui você conta com um time de profissionais multidisciplinares para resgatar o seu sorriso por completo.
Por isso, se você deseja fazer um implante dentário para recuperar a sua qualidade de vida, pode contar com a nossa ajuda! Mande agora mesmo uma mensagem em um de nossos canais e agende uma consulta com um implantodontista.
Estrada Rio D’ouro n° 1040
Xerém - Duque de Caxias - RJ