Cárie

Cárie tudo o que você precisa saber sobre elas

As cáries são um dos principais problemas de saúde bucal. Mas, mesmo com sua fama, muitas pessoas ainda não sabem de fato como essa doença afeta o seu sorriso.

dentista clínico geralPor exemplo: você sabia que a dor de dente não é o primeiro sintoma da cárie? Para te ajudar, montamos um conteúdo completo para que você sabia tudo sobre a cárie dentária e como prevenir que esse problema atinja a sua saúde bucal.

O que é a cárie dentária?

A cárie dentária, também conhecida simplesmente como cárie, é uma das doenças comuns que afetam os dentes. Ela acontece quando as bactérias presentes na placa bacteriana produzem ácidos que corroem o esmalte dos dentes, formando cavidades ou buracos.

Diferente do que muita gente pensa, as cáries não começam quando o dente está doendo. Na verdade, a dor indica um estágio já avançado e que, muitas vezes, necessita de uma intervenção mais complexa ou invasiva para sanar o problema.

O que pode favorecer o surgimento de cárie?

Existem diversos fatores que podem contribuir para o surgimento da cárie dentária, que vão desde os mais óbvios – como a má higiene bucal – até questões mais complexas, como fatores genéticos. Vamos detalhar um pouco mais dessas condições a seguir:

Má higiene bucal

cárieEsta é, sem dúvidas, a principal causa da cárie dentária. Não escovar os dentes regularmente e negligenciar o uso do fio dental permite que a placa bacteriana se acumule na boca, aumentando não só o risco de cáries, como outras doenças bucais – gengivite e periodontite.

Alimentação Desequilibrada

Ter uma alimentação ruim também pode afetar a sua saúde bucal e promover o surgimento de cáries dentárias. Consumir alimentos e bebidas açucaradas com frequência fornece um substrato para as bactérias da boca produzirem ácidos que corroem o esmalte dos dentes.

Além disso, o consumo excessivo de alimentos e bebidas ácidas, como vinho, refrigerantes, frutas cítricas, entre outros, corrói o esmalte dentário (principal escudo dos dentes contra a cárie) facilitando a progressão da doença.

Falta de flúor

cárieO flúor é um mineral extremamente importante para a nossa saúde bucal, Ele ajuda a fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir a formação de cáries. Por isso que cremes dentais e enxaguantes bucais costumam levar flúor em sua composição

Para se ter uma ideia da importância deste mineral, desde os anos 1970, a adição de flúor é obrigatória no tratamento de água no Brasil. Essa ação teve como intuito justamente prevenir o surgimento das cáries em locais de maior vulnerabilidade e, desde então, obteve um grande sucesso com a redução do número de casos entre as pessoas mais pobres.

Xerostomia

Condições que reduzem a produção de saliva, como a xerostomia, podem aumentar o risco de cáries. Isso porque, a saliva ajuda a neutralizar os ácidos na boca e a remover detritos alimentares, contribuindo para a proteção dos dentes.

A xerostomia é um problema que pode surgir de diferentes formas, desde hábitos pouco saudáveis – como o tabagismo e alcoolismo – até condições genéticas ou uso de medicamentos específicos. Por isso, se você sofre com boca seca, é importante buscar auxílio o quanto antes para prevenir o surgimento de cáries.

Má formação dos dentes

cárieFissuras profundas nos dentes ou desalinhamento dos dentes podem facilitar o acúmulo de placa bacteriana e tornar a escovação e a limpeza mais desafiadoras.

Além disso, a predisposição genética pode influenciar a resistência do esmalte dos dentes às cáries.

Gravidez

Devido às alterações hormonais, as mulheres ficam mais vulneráveis a cáries e outros problemas de saúde bucal durante a gestação. Além disso, as crises de vômito também podem provocar o desgaste do esmalte dentário, facilitando ainda mais o surgimento da cárie.

Por isso, se você é gestante ou tentando, é extremamente importante que comece o quanto antes o pré-natal odontológico. Esta abordagem ajuda a prevenir o surgimento dessas doenças e tratá-las, para garantir uma gravidez saudável tanto para a mãe quanto para a futura criança.

Você sabia que a OdontoArêas também atua com o pré-natal odontológico? Para saber mais sobre esse procedimento, recomendamos que acesse a nossa página dedicada à odontopediatria, clicando no link a seguir:

+ Odontopediatria

Não deixe que as cáries atrapalhem a sua qualidade de vida!

Conte com o atendimento especializado da OdontoArêas.

Quais são os sintomas da cárie?

dor de denteA cárie dentária apresenta sintomas diferentes, de acordo com a progressão do quadro. A seguir, vamos detalhar cada um dos sintomas de acordo com o estágio da doença:

Estágio inicial

  • Sensibilidade dentária ao consumir alimentos ou líquidos doces, frios ou quentes;
  • Manchas brancas ou opacas nos dentes, indicando desmineralização do esmalte;
  • Sensibilidade ao toque ou pressão em determinadas áreas dos dentes.

Estágio intermediário

  • Dor de dente persistente ou constante;
  • Sensibilidade ao mastigar alimentos;
  • Aumento da sensibilidade ao calor e ao frio;
  • manchas escuras ou descoloração nos dentes, indicando uma cavidade que está se desenvolvendo.

Estágio avançado

  • Dor intensa e contínua que pode irradiar para outras áreas da cabeça, pescoço ou ouvido;
  • Dor ao morder ou aplicar pressão nos dentes afetados;
  • Sensibilidade extrema ao calor, frio ou alimentos doces e ácidos;
  • Presença de uma cavidade visível ou buraco nos dentes;
  • Inchaço ao redor do dente afetado devido à inflamação da polpa dentária.

Como funciona o tratamento da cárie?

criança sorrindoComo dito anteriormente, a cárie é um problema que avança de forma progressiva. Devido a este fato, o tratamento vai variar de acordo com o estágio da doença e, em alguns casos, pode necessitar da intervenção de dentistas especializados em endodontia.

Diagnóstico

A primeira etapa para tratar qualquer problema de saúde bucal é o diagnóstico. Aqui, vamos fazer uma análise completa para identificar não só em qual estágio está a cárie, como também a sua causa. Isto será de suma importância para ajudar o paciente a prevenir que esse problema surja novamente.

Estágio inicial

No estágio inicial, a cárie dentária se caracteriza por uma pequena lesão no esmalte dentário. Aqui, é possível tratar o problema com medicamentos de uso tópico, sem a necessidade de obturar o dente.

Estágio Intermediário

A partir do segundo estágio, serão necessários procedimentos mais delicados para fazer o tratamento da cárie. Primeiramente, o dentista irá remover a parte comprometida do dente usando instrumentos específicos, como brocas dentárias.

Além da remoção do tecido dentário danificado, também será feita preparação da cavidade para receber o material restaurador. Após a remoção da cárie, o dentista irá preencher a cavidade com um material específico para devolver a forma e a função do dente afetado.

Estágio Avançado

O estágio avançado significa que a cárie provocou uma cavidade tão profunda que atingiu a parte interna do dente – conhecida como núcleo ou polpa dentária. Nesta fase, será necessária a intervenção de um endodontista para fazer o tratamento de canal.

Quer saber como funciona o tratamento de canal? Recomendamos então que você acesse nossa página dedicada a área de Endodontia. Para isto, basta clicar no link abaixo e você será redirecionado.

+ Endodontia

Faça seu tratamento da cárie em Duque de Caxias

Você está sofrendo com dor de dente e precisa fazer o tratamento da sua cárie? A OdontoArêas é a opção certa! Com mais de 30 anos de atuação em Duque de Caxias, somos uma clínica reconhecida por tratamentos a nível de excelência e atendimento humanizado – 100% focado nas necessidades de cada paciente.

Portanto, se você está sofrendo com cárie dentária, não espere mais! Mande uma mensagem para a gente em um de nossos canais e agende hoje mesmo uma avaliação com um de nossos dentistas.

Pré-agende sua consulta conosco

logo Odonto Arêas

Estrada Rio D’ouro n° 1040
Xerém - Duque de Caxias - RJ

(21) 2679-2479

(21) 99617-6102

clinicaodontoareas@gmail.com