Você já ouviu falar em laserterapia aplicada na odontologia? Esse método inovador pode ser utilizado em complemento a diversos tratamentos odontológicos para conferir uma experiência mais agradável para o paciente e até mesmo atenuar problemas de saúde ou auxiliar na recuperação pós-operatória.
Aqui na OdontoArêas, nossos pacientes também têm acesso à laserterapia. Temos diversas soluções e tecnologias de última geração para promover atendimentos precisos, seguros e, acima de tudo, humanizados.
A laserterapia é uma técnica terapêutica que utiliza a luz laser para tratar uma variedade de condições médicas. Ela é utilizada em uma ampla variedade de especialidades na medicina, como dermatologia, oncologia, fisioterapia, odontologia e até mesmo na medicina veterinária.
Isso acontece porque, comprovadamente, a laserterapia traz diversos benefícios ao organismo humano, o que pode ajudar no tratamento de vários quadros clínicos. Os efeitos terapêuticos do laser incluem:
Além disso, o laser terapêutico é uma fonte de luz altamente concentrada que pode ser ajustada para diferentes comprimentos de onda e intensidades. Desta forma, ele garante uma precisão e controle muito maiores em comparação com outras ferramentas utilizadas comumente na medicina.
Na odontologia, a laserterapia pode fazer uso de lasers de diferentes potências, que variam de acordo com a finalidade e o tratamento de cada paciente. Eles podem ser aplicados tanto em procedimentos estéticos, como para tratar determinados quadros clínicos.
Aqui na OdontoArêas, utilizamos o laser de baixa intensidade. A seguir, vamos comentar sobre alguns dos usos do laser terapêutico na odontologia que podem ser feitos em nossa clínica.
A sensibilidade dentária pode ser causada por diversos fatores, que vão de retração gengival, desgaste do esmalte dental, cárie dentária em dentes fraturados e bruxismo. Nestes casos, a laserterapia pode ajudar a dessensibilizar os nervos dentais, reduzindo a sensação de dor.
Aqui, a laserterapia age ao estimular os nervos para bloquear a transmissão de sinais de dor. Também existem casos de sensibilidade causados devido à exposição dos túbulos dentinários, que são pequenos canais que conectam a superfície do dente com o nervo interno. O laser pode ser usado para selar esses túbulos, ajudando a prevenir a transmissão de estímulos que causam sensibilidade.
Por fim, temos a retração gengival, que acontece quando a gengiva reduz o seu tamanho e expõe a raiz do dente – provocando assim a sensibilidade. Para este problema a laserterapia pode ser utilizada para tratar e estimular o crescimento do tecido gengival, cobrindo assim as superfícies dentárias expostas e reduzindo a sensibilidade
Se você está a procura de um periodontista que saiba utilizar a laserterapia, conte com a ajuda da OdontoArêas. Nossos profissionais são treinados para incorporar essa técnica em seus atendimentos para conferir mais conforto para os pacientes. Acesse nossa página dedicada à periodontia para saber mais:
Esse é um problema que tem diversas causas e pode ser abordado também de diferentes formas. Em alguns casos, o laser pode ser utilizado para estimular os nervos da garganta, promovendo uma melhor tonificação muscular e reduzindo a probabilidade de colapso das vias aéreas durante o sono.
A laserterapia também pode ser utilizada para tratar áreas infeccionadas na boca, como bolsas periodontais ou ao redor de implantes dentários. A energia do laser pode penetrar nos tecidos e eliminar bactérias, vírus e fungos, o que também ajuda a prevenir o desenvolvimento de infecções.
Outro uso do laser terapêutico é no tratamento das cáries, eliminando as bactérias presentes na cavidade e prevenindo a reincidência do quadro. Para finalizar, a laserterapia também pode ser utilizada no tratamento de aftas, úlceras e lesões orais, promovendo a cicatrização e reduzindo o risco de infecções secundárias.
No pós-operatório dos implantes dentários, a laserterapia também pode ser utilizada para atenuar dores, auxiliar na cicatrização e até mesmo prevenir riscos de infecções. Deseja saber mais sobre esse tema? Clique no link abaixo e conheça nossa página dedicada à implantodontia:
Tratamentos feitos para preservar o seu bem-estar e qualidade de vida.
A laserterapia para este tipo de tratamento é um assunto que merece um capítulo à parte. Primeiramente, você deve saber que a mucosite é uma condição caracterizada pela inflamação e ulceração da mucosa, que é o revestimento interno das cavidades do corpo, como a boca, esôfago, estômago, entre outros.
A mucosite é um problema que tem maior incidência em pessoas que estão passando por um tratamento oncológico, surgindo como efeito colateral às sessões de quimioterapia e radioterapia. A grande questão aqui é que esse quadro pode até mesmo afetar o tratamento contra o câncer – já que, em muitos casos, o paciente sequer consegue se alimentar de forma adequada.
Para pacientes que estão passando por tratamentos de câncer, a laserterapia para mucosite oral pode ser utilizada para atenuar e até mesmo prevenir os sintomas dessa doença. Em alguns casos, o laser terapêutico pode ser utilizado em conjunto com outras abordagens, como a crioterapia, antes e depois das sessões de quimio, para reduzir os efeitos colaterais desta doença na boca.
A OdontoArêas é uma clínica multidisciplinar, com sede em Duque de Caxias, que conta com uma série de soluções modernas para proporcionar abordagens humanizadas em nossos atendimentos. Temos uma estrutura com tecnologia e ponta, profissionais qualificados e mais de 30 anos de experiência na região.
Para saber mais sobre a laserterapia e como ela pode ser benéfica para o seu tratamento odontológico, basta nos mandar uma mensagem em um de nossos canais de atendimento e reservar um horário em nossa clínica. Será um prazer poder te ajudar.
Estrada Rio D’ouro n° 1040
Xerém - Duque de Caxias - RJ