Gengivite

Gengivite – O que é, causas, sintomas e como tratar

A gengivite é um problema de saúde bucal bastante comum. Ela pode acontecer em decorrência de diversos fatos, mas o mais comum é a ausência do uso do fio dental durante o processo de higiene bucal.

periodontistaVocê acha que sofre com esse problema? Não se preocupe. Montamos um conteúdo completo que vai te explicar cada detalhe da gengivite e como a OdontoArêas poderá te ajudar a tratar essa doença de forma assertiva, segura e confortável.

O que é gengivite?

Em termos diretos, a gengivite é uma inflamação das gengivas – o tecido responsável por revestir os dentes. Ela costuma surgir devido ao acúmulo da placa bacteriana entre os dentes e a linha da gengiva.

Quando a gengivite não é tratada, ela pode evoluir para a periodontite – esta, uma doença mais grave que, se não for tratada a tempo, pode provocar a perda dos dentes e do osso alveolar. Para saber mais sobre a periodontite, recomendamos que você acesse nossa página dedicada à periodontia, onde você encontrará mais informações sobre esta e outras doenças que afetam a gengiva.

+ Periodontia

Quais os sintomas da gengivite?

Os sintomas da gengivite são bem característicos. Normalmente, essa doença se manifesta provocando inchaços, mudança na coloração e sensibilidade da gengiva, gosto ruim na boca, mau hálito persistente e sangramentos ao escovar os dentes ou usar o fio dental.

Uma gengiva saudável possui uma coloração clara, entre o rosa e o salmão. Além disso, ela não é sensível a toques ou mudanças de temperatura. Por isso, ao notar qualquer alteração na gengiva, agende uma consulta com um dentista o mais rápido possível.

O que causa a gengivite?

Na maioria das vezes, a gengivite é causada pelo acúmulo da placa bacteriana entre os dentes e a gengiva, em especial em pessoas que possuem maus hábitos de higiene bucal. Mas, existem outras situações que também podem provocar esse quadro. A seguir, vamos falar mais sobre cada uma delas:

Acúmulo de placa bacteriana

gengiviteA placa bacteriana é uma película pegajosa e incolor que se forma constantemente nos dentes devido à combinação de restos de alimentos e bactérias presentes na boca. Mesmo com uma escovação regular, a placa ainda pode se acumular no espaço entre os dentes e a gengiva se você não usar o fio dental com frequência.

Tabagismo

O cigarro é o maior vilão da nossa saúde, e a boca também faz parte dos prejudicados por ele. O simples hábito de fumar já aumenta os riscos de inflamações no corpo, e com a gengiva isto não é diferente.

Além disso, o tabagismo também pode acelerar a evolução do quadro, provocando a periodontite que, caso não seja tratada, pode causar a perda dentária. E isso não se resume apenas aos cigarros! Narguilé, Vapes, Charutos, Cachimbos… todos eles aumentam as suas chances de sofrer com a gengivite.

Gravidez

gengiviteExistem duas situações que a mulher enfrenta durante a gravidez que facilitam o surgimento da gengivite. A primeira delas é a alteração hormonal que, além de afetar a imunidade do corpo, também deixam a gengiva mais suscetível a inflamações.

Outro fator que contribui para o surgimento da gengivite são as náuseas e o vômito. Para piorar, a gengivite também pode trazer prejuízos para a saúde da mãe e do bebê, aumentando as chances de partos prematuros e nascimentos com baixo peso.

É por isso que, se você é gestante, o pré-natal odontológico é indispensável. Além de tratar esses problemas de forma mais sutil, no pré-natal também é possível evitar o surgimento dessas doenças com procedimentos preventivos, que vão proporcionar uma gravidez mais tranquila e saudável para a mãe e a futura criança.

Você sabia que a OdontoArêas também pode fazer o seu pré-natal odontológico? Para saber mais, basta acessar o link da nossa página de odontopediatria, disponível abaixo, e conferir um conteúdo completo sobre o tema.

+ Odontopediatria

Predisposições Genéticas

Algumas pessoas são mais vulneráveis à gengivite. Normalmente, isso é decorrente de anormalidades nos genes relacionados ao metabolismo do colágeno, uma proteína importante nos tecidos gengivais.

Uso de medicamentos específicos

Existem alguns medicamentos que também podem aumentar o risco da pessoa desenvolver a gengivite. Normalmente, são remédios que causam alterações hormonais, como é o caso dos anticoncepcionais.

Não deixe que a gengivite atrapalhe a sua qualidade de vida!

Conte com o atendimento especializado da OdontoArêas.

Como é o tratamento para a gengivite?

O tratamento da gengivite consiste, geralmente, na remoção da placa bacteriana e o controle do quadro inflamatório da gengiva. Além disso, o dentista responsável pelo tratamento pode indicar uma raspagem para remover o tártaro (forma endurecida da placa bacteriana) localizado abaixo da linha da gengiva.

gengiviteEm casos mais graves, pode ser necessário um tratamento adicional, como o alisamento radicular, para remover as bolsas de gengiva profundas. Após o tratamento da gengivite, é recomendado que o paciente mude os hábitos nocivos que causam a doença e eleve os cuidados com a sua higiene bucal, incorporando fio dental e enxaguantes em sua rotina diária de cuidados.

Saiba como fazer o tratamento da gengivite em Duque de Caxias

Você está sofrendo com a gengivite? Não espere o quadro evoluir para uma doença mais grave. Aqui na OdontoArêas você tem o auxílio de uma equipe experiente e especializada em atender pacientes de forma humanizada.

Além de ter uma estrutura completa, equipada com tecnologia de ponta, prestamos um atendimento multidisciplinar, para que você possa fazer todos os tratamentos necessários em um só lugar. Agende hoje mesmo uma avaliação em um de nossos canais e dê um ponto final da gengivite.

Pré-agende sua consulta conosco

logo Odonto Arêas

Estrada Rio D’ouro n° 1040
Xerém - Duque de Caxias - RJ

(21) 2679-2479

(21) 99617-6102

clinicaodontoareas@gmail.com